Caixa de entrada

Esta tela tem como finalidade cadastrar e gerenciar caixas de e-mail utilizadas para o recebimento automático de documentos. Através deste cadastro, o sistema é capaz de monitorar periodicamente as caixas configuradas, identificando e processando os arquivos recebidos conforme a necessidade da empresa.

Botão “Incluir” permite o cadastro de novos endereços de e-mail que serão monitorados. Ao clicar no botão você será redirecionado para a página de inclusão onde irá preencher os dados dos e-mails a serem monitorados.

Temos três tipos de Protocolos que podem ser utilizados IMAP, POP3 e Microsoft.

Configuração de caixa de entrada

IMAP ou POP3

Esse protocolo é compatível com:

  • Gmail;

  • Yahoo Mail;

  • Outlook / Hotmail;

  • iCloud Mail;

  • Servidores de e-mail corporativos.

Para utilização desses protocolos você irá preencher o E-mail a ser monitorado, selecionar a Empresa e escolher um dos tipos de Protocolos.

A senha a ser informada não será a senha do e-mail, mas sim a senha de aplicativo que é gerada pelo próprio e-mail. Para gerar essa senha basta seguir o passo a passo abaixo:

  1. Configurar a verificação duas etapas no e-mail utilizado, isso é um pré-requisito para a criação da senha.

  2. Acessar as configurações da sua conta e pesquisar por “Senhas de aplicativos”;

  3. Clicar em “Criar/Gerenciar senhas de aplicativos”;

  4. Informar o nome do aplicativo (escolha pessoal);

  5. Clicar em “Criar”, assim sua senha será gerada.

Seguindo no preenchimento das informações do cadastro da caixa de entrada temos os campos servidor e porta que dependerão do tipo de protocolo escolhido.

Siga a tabela abaixo para preenchimento dos campo:

Provedor
IMAP (porta 993)
POP3 (porta 995)

Gmail

imap.gmail.com

pop.gmail.com

Outllok

imap-mail.outlook.com

pop-mail.outlook.com

Yahoo Mail

imap.mail.yahoo.com

pop.mail.yahoo.com

iCloud Mail

imap.mail.me.com

pop.mail.me.com

UOL

imap.uol.com.br

pop.uol.com.br

BOL

imap.bol.com.br

pop.bol.com.br

Servidor próprio

Geralmente mail.seudominio.com.br ou imap.seudominio.com.br

Geralmente mail.seudominio.com.br ou imap.seudominio.com.br

O campo Caixa de leitura serve para informar qual caixa do e-mail será lida (Importante: o protocolo POP3 não permite essa opção), esse campo é de preenchimento opcional, caso não preenchido o sistema irá ler diretamente da caixa de entrada.

Intervalo da leitura serve para indicar de quanto em quanto tempo a caixa será monitorada.

E por fim temos a opção “Mover e-mail”, caso queira que os e-mails lidos sejam movidos para uma pasta (Importante: o protocolo POP3 também não permite essa opção).

Microsoft

Compatível com:

  • Contas corporativas Microsoft 365

Quando escolhemos o protocolo Microsoft temos alguns campos diferentes para preenchimento: TenantId, ClientId e Secret.

Para conseguir as informações desses campos siga o passo a passo abaixo:

  • Criar um novo registro:

  • Após o registro criado, ele aparecerá abaixo nessa mesma tela;

  • Ao acessa-lo você verá a seguinte página:

  • O TenantId será o “ID do diretório (locatário)”;

  • O clientId será o “ID do aplicativo (cliente)”;

  • Em seguida, procure por “Certificados e segredos”:

  • Clique em “Novo segredo do cliente” e preencha a descrição;

  • O segredo será criado e será necessário copiar a senha do campo “Valor” que vai aparecer, é uma aparição única, então precisa ser copiada no momento da criação. É esse valor que será preenchido no campo Secret.

  • Por fim, procure por “Permissões de APIs” e adicione as permissões “Mail.Read” e “Mail.ReadWrite”:

  • Após as permissões adicionadas, solicite o consentimento do administrador para as permissões adicionadas.

Com as caixas de e-mail devidamente configuradas, clique em testar conexão para validar que a caixa de e-mail está sendo monitorada corretamente.

Caso o sistema retorne algum erro solicite ajuda do suporte para validar as informações cadastradas.

Listagem de caixas

Ao acessar a listagem de caixas cadastradas temos as opções:

  • Detalhar: O botão “Detalhar” exibe as informações completas de um e-mail previamente cadastrado, sem permitir edição.

  • Alterar: Com o botão “Alterar”, é possível editar os dados de um cadastro existente, como o endereço de e-mail ou o status (ativo/inativo).

  • Excluir: Exclui as caixas de entrada selecionadas.

  • Sincronizar: A opção “Sincronizar” força o sistema a verificar manualmente as caixas cadastradas para verificar se há novos documentos.

  • Histórico: Exibe o histórico de recebimentos e tentativas de conexão para cada caixa cadastrada.

  • Testar conexão: Permite realizar um teste imediato de conexão com o e-mail cadastrado, verificando se as credenciais e configurações estão corretas.

Listagem de caixa de entrada

Atualizado

Isto foi útil?