Caixa de entrada
Esta tela tem como finalidade cadastrar e gerenciar caixas de e-mail utilizadas para o recebimento automático de documentos. Através deste cadastro, o sistema é capaz de monitorar periodicamente as caixas configuradas, identificando e processando os arquivos recebidos conforme a necessidade da empresa.
Botão “Incluir” permite o cadastro de novos endereços de e-mail que serão monitorados. Ao clicar no botão você será redirecionado para a página de inclusão onde irá preencher os dados dos e-mails a serem monitorados.
Temos três tipos de Protocolos que podem ser utilizados IMAP, POP3 e Microsoft.
Configuração de caixa de entrada

IMAP ou POP3
Esse protocolo é compatível com:
Gmail;
Yahoo Mail;
Outlook / Hotmail;
iCloud Mail;
Servidores de e-mail corporativos.
Para utilização desses protocolos você irá preencher o E-mail a ser monitorado, selecionar a Empresa e escolher um dos tipos de Protocolos.
A senha a ser informada não será a senha do e-mail, mas sim a senha de aplicativo que é gerada pelo próprio e-mail. Para gerar essa senha basta seguir o passo a passo abaixo:
Configurar a verificação duas etapas no e-mail utilizado, isso é um pré-requisito para a criação da senha.
Acessar as configurações da sua conta e pesquisar por “Senhas de aplicativos”;
Clicar em “Criar/Gerenciar senhas de aplicativos”;
Informar o nome do aplicativo (escolha pessoal);
Clicar em “Criar”, assim sua senha será gerada.

Seguindo no preenchimento das informações do cadastro da caixa de entrada temos os campos servidor e porta que dependerão do tipo de protocolo escolhido.
Siga a tabela abaixo para preenchimento dos campo:
Gmail
imap.gmail.com
pop.gmail.com
Outllok
imap-mail.outlook.com
pop-mail.outlook.com
Yahoo Mail
imap.mail.yahoo.com
pop.mail.yahoo.com
iCloud Mail
imap.mail.me.com
pop.mail.me.com
UOL
imap.uol.com.br
pop.uol.com.br
BOL
imap.bol.com.br
pop.bol.com.br
Servidor próprio
Geralmente mail.seudominio.com.br ou imap.seudominio.com.br
Geralmente mail.seudominio.com.br ou imap.seudominio.com.br
O campo Caixa de leitura serve para informar qual caixa do e-mail será lida (Importante: o protocolo POP3 não permite essa opção), esse campo é de preenchimento opcional, caso não preenchido o sistema irá ler diretamente da caixa de entrada.
Intervalo da leitura serve para indicar de quanto em quanto tempo a caixa será monitorada.
E por fim temos a opção “Mover e-mail”, caso queira que os e-mails lidos sejam movidos para uma pasta (Importante: o protocolo POP3 também não permite essa opção).
Microsoft
Compatível com:
Contas corporativas Microsoft 365
Quando escolhemos o protocolo Microsoft temos alguns campos diferentes para preenchimento: TenantId, ClientId e Secret.

Para conseguir as informações desses campos siga o passo a passo abaixo:
Acessar Portal Azure. https://portal.azure.com/#home
Buscar o serviço “Registro de aplicativos”:

Criar um novo registro:

Após o registro criado, ele aparecerá abaixo nessa mesma tela;
Ao acessa-lo você verá a seguinte página:

O TenantId será o “ID do diretório (locatário)”;
O clientId será o “ID do aplicativo (cliente)”;
Em seguida, procure por “Certificados e segredos”:

Clique em “Novo segredo do cliente” e preencha a descrição;
O segredo será criado e será necessário copiar a senha do campo “Valor” que vai aparecer, é uma aparição única, então precisa ser copiada no momento da criação. É esse valor que será preenchido no campo Secret.

Por fim, procure por “Permissões de APIs” e adicione as permissões “Mail.Read” e “Mail.ReadWrite”:

Após as permissões adicionadas, solicite o consentimento do administrador para as permissões adicionadas.
Com as caixas de e-mail devidamente configuradas, clique em testar conexão para validar que a caixa de e-mail está sendo monitorada corretamente.

Caso o sistema retorne algum erro solicite ajuda do suporte para validar as informações cadastradas.
Listagem de caixas
Ao acessar a listagem de caixas cadastradas temos as opções:
Detalhar: O botão “Detalhar” exibe as informações completas de um e-mail previamente cadastrado, sem permitir edição.
Alterar: Com o botão “Alterar”, é possível editar os dados de um cadastro existente, como o endereço de e-mail ou o status (ativo/inativo).
Excluir: Exclui as caixas de entrada selecionadas.
Sincronizar: A opção “Sincronizar” força o sistema a verificar manualmente as caixas cadastradas para verificar se há novos documentos.
Histórico: Exibe o histórico de recebimentos e tentativas de conexão para cada caixa cadastrada.
Testar conexão: Permite realizar um teste imediato de conexão com o e-mail cadastrado, verificando se as credenciais e configurações estão corretas.

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